WhatsApp Bicho Carpinteiro

Me chame agora!

5 dicas infalíveis para lidar com a birra dos filhos

5 dicas infalíveis para lidar com a birra dos filhos

Todos os pais passarão por essa situação ao menos uma vez na vida: a criança pequena, que até então estava tranquila, começa a chorar no meio do shopping porque quer, insistentemente, algo que viu na vitrine. O episódio é comum entre crianças de 1 a 6 anos, mas se a cena lhe pareceu familiar até demais, talvez seja hora de aprender a lidar com crianças fazendo birra.

É comum não saber o que a criança quer dizer com essa conduta, e muitos pais ficam reféns do comportamento infantil. Para lhe ajudar a sair-se melhor nessas situações, reunimos algumas dicas de como educar os filhos e não transformar uma pequena birra em um grande evento. Veja:

Entendendo a birra

As birras são externalizações de algum sentimento negativo da criança. Os pequenos não conseguem lidar muito bem com a frustração, a contrariedade e o poder do adulto e, por isso, explodem em um acesso de raiva. Especialmente quando estão começando a construir sua independência, essa é a forma que encontram para impor sua vontade aos pais. 

Quando esporádicas, as birras não indicam nenhuma anormalidade no comportamento da criança, pelo contrário. Mostram que o seu filho está desenvolvendo a própria personalidade. No entanto, quando frequentes podem ser sinais de dificuldades que ele está enfrentando na escola, por exemplo, ou uma carência de atenção.

5 Estratégias para lidar com criança fazendo birra

Agora que já sabe o porquê desse mau comportamento, saiba quais são as 5 melhores dicas para lidar com crianças birrentas:

1. Não ceda à vontade imediatamente

É importante que a briga não se torne uma moeda de troca para seu filho. Dessa forma, não ceda às vontades dele com receio do constrangimento público que isso irá lhe causar. Assim, seja firme quanto ao “não” e siga a dica a seguir.

2. Desvie o foco da criança 

Não supervalorize o comportamento da criança. Quanto mais atenção você der, mais provável será que ela continue seu acesso de raiva (afinal, está funcionando!). Por isso, alguns momentos exigem uma distração com uma situação interessante, um brinquedo ou um carinho.

3. Não perca o controle

Esse não é o momento de fazer uma competição com seu filho por quem grita mais alto! Nada de castigos físicos, bater portas ou gritar. A criança irá se espelhar no comportamento do adulto e, se você transmitir calma e segurança, ele ficará envergonhado da própria atitude. 

4. Converse sobre o ocorrido

Após o ataque, ajude seu filho a entender o porquê daquele comportamento. Ajude-o a lidar com esse sentimento. Mas nada de longos sermões e puxões de orelha, a ideia é que essa seja uma conversa tranquila e que a criança não se sinta, novamente, ameaçada.

5. Respeite o ritmo de seu filho

Por fim, previna a birra respeitando o ritmo do seu filho. As crianças pequenas, principalmente, ficam irritadas quando estão acordadas no horário que costumam dormir, ou quando há uma mudança grande na rotina. Por isso, é importante entender o comportamento infantil e que crianças ficam estressadas diante de novos hábitos.

Saber como lidar com crianças fazendo birra é importante para qualquer pai e mãe, sejam eles experientes ou iniciantes. Afinal, é o papel da família ajudar a criança a superar o sentimento negativo e a entender aos poucos as convenções sociais.

 

 

Fonte:  https://www.undb.edu.br/blogdbosco/5-dicas-infaliveis-para-lidar-com-a-birra-dos-filhos

LEIA TAMBÉM