WhatsApp Bicho Carpinteiro

Me chame agora!

MEU FILHO NÃO COME, O QUE EU FAÇO?

MEU FILHO NÃO COME, O QUE EU FAÇO?

 

Primeiramente, é preciso muita paciência. Em segundo lugar, é preciso respeitar a vontade dos filhos. Muitas vezes eles recusam a comida por não precisarem dela naquele momento, é instinto. As crianças agem muito por influência dele, ao contrário dos adultos que muitas vezes comem sem necessidade.

Portanto, quem está oferecendo a comida deve ficar atento a isso e não tentar forçar a criança a comer, ou fazer chantagens, coação, castigos e brigas. Isso irá criar um trauma com relação à alimentação, o que só agravará o problema.

Além disso, separamos 10 dicas importantes para ajudar:

 

  1. Coloque pouca comida no prato, se a criança pedir (porque gostou do prato ou está com fome), então dê mais um pouco.
  2. Se a criança não “limpou o prato” não a force a fazer isso. Talvez signifique simplesmente que ela já está satisfeita.
  3. Não prive a criança de experimentar alimentos porque os pais não gostam. Dê a elas a chance de decidirem o que preferem ou não (desde que sejam alimentos saudáveis e indicados para a faixa etária).
  4. Respeite os horários das refeições. Se no lanche da manhã a criança não quis a fruta, não compense com bolachas, iogurtes ou outras coisas. Espere até a próxima refeição para oferecer outros alimentos.
  5. Deixe que as crianças ajudem na preparação das refeições.
  6. Leve os pequenos para um passeio na feira para que conheçam as frutas, legumes e verduras e decidam quais querem comprar.
  7. Tente variar o cardápio. Se um dia teve cenoura, no outro dê abobora, por exemplo.
  8. Faça pratos decorados e deixe que a criança decore seu próprio prato. E não vale tentar esconder os alimentos no meio de tudo isso. A criança precisa saber o que é brócolis, por exemplo.
  9. Se possível, faça as refeições junto com seu filho e deixe que ele coma sozinho.
  10. Lembre-se: os filhos são um reflexo dos pais. Se você fala em alto e bom som que detesta couve-flor, como esperar que seu filho aprecie esse alimento?

 

          Nutricionista Bruna Mocelim

LEIA TAMBÉM