WhatsApp Bicho Carpinteiro

Me chame agora!

Noites tranquilas começam com uma boa alimentação

Noites tranquilas começam com uma boa alimentação

 

Uma boa noite de sono ajuda no crescimento, previne a obesidade, combate a hipertensão, a depressão e fortalece a memória. Para garantir noites tranquilas para toda a família, a dieta pode ser uma grande aliada.

Opte por alimentos ricos em triptofano


O triptofano é um aminoácido que estimula a produção de serotonina e da melatonina, substâncias que induzem ao sono. É precursor da vitamina B3 (niacina) e é um dos aminoácidos que estimulam a secreção de insulina e do hormônio do crescimento. Ele é normalmente encontrado em laticínios – como leites, queijos e iogurtes -, em alimentos à base de soja, em frango, castanhas e em grãos integrais. Portanto, comer esse tipo de alimento antes de dormir ajuda a pegar no sono.

 

Antes de dormir

Procure evitar oferecer comidas gordurosas antes de seu filho dormir. Refeições pesadas prolongam o trabalho do sistema digestivo, fazendo com que a criança fique agitada por mais tempo e não consiga dormir tranquila. Para evitar que isso aconteça, existem algumas opções de lanches saudáveis antes de dormir. Tenha sempre um alimento rico em triptofano no seu lanche da noite.

● Copo de leite (materno até dois anos, e de vaca para crianças a partir de 2 anos)
● Iogurte
● Ovos mexidos com queijo branco

Lembre-se que qualquer uma dessas refeições deve ser feita no máximo até meia hora antes da criança ir dormir, para que haja tempo suficiente para a digestão antes de deitar.
 

Outras dicas para melhorar o sono

Apesar da alimentação ser um fator importante para garantir uma boa noite de sono, ela não é a única responsável por uma noite tranquila. O ambiente também influencia bastante na qualidade do sono das crianças.

Não deixe o quarto muito iluminado e evite deixar a televisão e outros aparelhos eletrônicos ligados. A luz desses aparelhos deixa o cérebro mais ativo.

Todos os objetos que envolvem o sono merecem cuidados. Troque as roupas de cama pelo menos uma vez por semana, invista em um bom colchão, que não afunde, e veja se o travesseiro está na altura ideal – nem muito alto e nem muito baixo.

Bruna Mocelin

Nutricionista

LEIA TAMBÉM