WhatsApp Bicho Carpinteiro

Me chame agora!

O Desenho Infantil

O Desenho Infantil

O desenho é uma forma de comunicação da criança, é uma representação única, pois cada um de nós tem um traçado, uma forma de passar ou comunicar uma ideia, usando para isso imagens ou símbolos.

A criança mesmo desenhando garatujas, pode mostrar sua intenção, suas ideias, pessoas ou objetos, na medida em que transforma o que tem em sua imaginação em linguagem para se comunicar com o outro.

O desenho passa a ser um registro do que pensa, do que esta sentindo ou do que gostaria de acontecesse.

As garatujas são as primeiras representações das crianças, com o tempo surgem novos movimentos circulares, o desenho vai se ampliando e vai se aprimorando incluindo formas novas daquelas que já estavam construídas pela criança.

Sempre devemos observar os desenhos das crianças, pois os mesmos contem conteúdos simbólicos, aspectos do inconsciente que podem nos levar a uma maior compreensão da dinâmica emocional, do momento, pelo qual a criança esta passando e por onde perpassa seu nível de aprendizagem.

O desenho livre ou direcionado é um instrumento de muita valia que nos traz muitas possibilidades de conhecer, interagir e comunicar-se com uma criança.

Maria Helena Felitti
Psicóloga e Psicopedagoga

LEIA TAMBÉM