WhatsApp Bicho Carpinteiro

Me chame agora!

O que seus filhos estão comendo?

O que seus filhos estão comendo?

 

Os pais e os demais familiares são os responsáveis pela criação do hábito alimentar das crianças! Por isso, devem comprar alimentos mais saudáveis, preparar refeições leves e dar exemplos consumindo uma dieta equilibrada. Além disso, é fundamental incentivar a prática de esportes desde cedo.

Na hora da alimentação das crianças é preciso usar a criatividade, criando opções interessantes, que façam os olhos dos pequenos brilharem ao ver o prato. Que tal um hambúrguer caseiro? Um sanduíche de atum? Um bolo feito com farinhas integrais e castanhas? Assim como os adultos, as crianças comem com os olhos, por isso decore o prato de uma maneira alegre e bem colorida. Varie as preparações, utilize abobrinha ralada no arroz em vez de refogá-la, faça um suflê de brócolis ou espinafre batido com arroz para ser assado em forma de bolinho.

Cuidado com as “trocas”! Nunca tente recompensar a criança, dizendo que se comer tudo que está no prato vai ganhar sobremesa. O correto é estimular durante a semana uma alimentação equilibrada e deixar as guloseimas para o final de semana. Claro que é quase impossível proibir a criança de comer um doce, um chocolate ou até uma bolacha, entretanto quanto menos, melhor. O principio da educação alimentar é incluir todos os grupos alimentares, porém com cautela, sem proibições, afinal tudo que é proibido é mais gostoso, só que não!

Outra situação comum é quando um irmão é magrinho e o outro tem excesso de peso. Os pais devem oferecer o mesmo cardápio para os dois, com algumas particularidades. Aquele que está com peso abaixo do adequado deve consumir preparações com maior densidade calórica, isto é, com maior quantidade de calorias por porção. Para não ter que fazer dois cardápios, você pode complementar a alimentação daquele que precisa recuperar o peso com adição de um fio de azeite no prato de comida já pronta ou acrescentar cereal matinal (sem açúcar) na vitamina do café da manhã.

Preste atenção no tamanho da porção! A criança que está com excesso de peso não deve acompanhar o mesmo ritmo e tamanho da porção daquele que precisa ganhar peso. Lembre-se de levar em consideração a idade, o sexo e a atividade física da criança, além de procurar um profissional como um nutricionista para acompanhar de perto a alimentação das crianças.

 

Bruna Mocelin 

Nutricionista

 

LEIA TAMBÉM