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Porque trabalhar autonomia na Educação Infantil

Porque trabalhar autonomia na Educação Infantil

Segundo o Referencial Curricular Nacional, a autonomia é “a capacidade de se conduzir e de tomar decisões por si próprio, levando em conta regras, valores, a perspectiva pessoal, bem como a perspectiva do outro”.

É bom lembrar que o conceito de autonomia que adotamos é mais amplo do que a aquisição de independência. Nossa perspectiva é a de autogoverno, ou seja, saber fazer escolhas justas para si mesmo e para o coletivo. Nas crianças na faixa etária entre 4 e 5 anos já encontramos atitudes mais cooperativas, demonstrando, assim, uma evolução em direção à autonomia.

Dicas para estimular a autonomia:

Não faça pelo o seu filho o que ele já consegue fazer sozinho! Muitos pais costumam confundir o cuidado excessivo com o afeto e ajuda, isso se dá por diversos motivos como falta de tempo e informação sobre as capacidades especificas de cada faixa etária.

Nessa faixa etária a criança, se estimulada, já consegue se trocar e fazer sua higiene pessoal sozinha. É possível também que ela faça algumas refeições sem ajuda.

Conforme seu filho cresce, novos desafios surgem. Incentive que ele resolva seus próprios problemas, sempre deixando claro que você estará por perto para dar o suporte necessário.

Converse sobre os desentendimentos com os colegas e a importância de se pedir desculpas e reconciliar as amizades, além de expor o motivo da chateação, buscando resolver os conflitos através do diálogo.

E, sobretudo, é preciso nos lembrar de sempre perguntar o que ele acha correto e tem vontade de fazer, observando como ele busca solucionar os conflitos e assim poder mediar nessa formação.

Ao contrário do que se possa pensar, incentivar e desenvolver a autonomia não é deixar a criança fazer o que quiser. Pelo contrário, é dar atenção para suas respostas e guiar para as melhores escolhas — mas sem decidir por ela ou ignorar sua opinião.

Quando trabalhamos sobre este prisma tornamos a criança competente para atuar no mundo em que vive. A autonomia não está apenas relacionada à habilidade de fazer as coisas por si mesmo, mas, também, está diretamente ligada ao desenvolvimento da consciência moral, possibilitando que os indivíduos façam escolhas, tomem decisões e busquem por seus sonhos e desejos.

Por ser tão importante para a formação integral do aluno, a autonomia precisa ser estimulada em casa, pelos pais, e também na Educação Infantil, com o acompanhamento dos educadores.

Maria Helena Felitti
Psicóloga e Psicopedagoga

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