WhatsApp Bicho Carpinteiro

Me chame agora!

Quando iniciar o uso do fio dental nas crianças?

Quando iniciar o uso do fio dental nas crianças?

A partir do momento em que tivermos um dentinho juntinho a outro, já devemos lançar mão do uso do fio dental.

A escovação, por melhor e mais eficiente que seja, não consegue alcançar a região que está entre os dentes e os resíduos que ficam “presos” nestes locais, somente serão removidos com o uso do fio ou da fita dental.

O hábito do fio dental faz parte de uma higiene bucal completa e deve ser realizada todos os dias e não só quando observamos algum alimento mais firme preso aos dentes. Deve ser realizado, preferencialmente, antes da escovação, para que, ao escovarmos os dentes, os fluoretos (da água e do creme dental) alcancem estas regiões onde a placa e os resíduos de alimentos foram removidos. Assim reduziremos o risco de cárie entre os dentes e promoveremos saúde gengival.

O uso do fio dental na criança deve ser feito por um adulto até que a criança tenha coordenação motora suficiente para realizar a técnica sozinha.

Uma dica: o fio dental de haste (ou forquilha) é uma ótima opção para as crianças. Além de lúdico (colorido e com gostinho de frutas), o seu manuseio é muito mais fácil, tanto para os adultos utilizarem nas crianças, quantos para as próprias crianças iniciarem este hábito de higiene tão importante.

Dra.Louise Kruse Moreira
Odontopediatra

LEIA TAMBÉM